A obra de Talita de Almeida e Cláudia Bandeira intitulada “Montessori Essencial: Caderno de Estudos” apresenta ao leitor, ao educador e à família, a terceira fase do Desenvolvimento segundo Maria Montessori, voltada para a faixa etária de 6 a 12 anos.
Nesse livro, Talita explora a estrutura psíquica, os afetos, a inteligência e o Universo, tudo em um ambiente que combina cientificidade e beleza. Destaca que Montessori não apenas construiu um sistema educacional a partir da observação dos educandos, mas também promoveu a formação de Pequenos Cientistas.
O livro é destinado a todos que desejam compreender a teoria e a prática da Educação Montessori, especialmente em relação a temas contemporâneos que visam a formação integral do sujeito. São abordados tópicos da Neurociência e as habilidades que precisam ser desenvolvidas no século XXI, através do Empreendedorismo, Educação Financeira e Consciência Ambiental.
Os 4 Planos do Desenvolvimento são discutidos, acompanhados dos Mapas do Desenvolvimento. As autoras destacam o 1º Plano do Desenvolvimento, referenciado pela Neurociência, que trata do crescimento e das conexões entre funções cerebrais, desenvolvimento e comportamento. Elas também mencionam o amadurecimento cerebral, abordando os outros Estágios de Desenvolvimento propostos por Maria Montessori, que se estendem até os 24 anos.
O livro apresenta um ambiente educativo integrado, com salas claras e alegres, que promovem atividades sistematizadoras de conhecimento, como uma excelente biblioteca, laboratório de ciências, ateliê, anfiteatro para discussões comunitárias, quadra de esportes e a Cultura Maker. É apresentado também a importância de construir a paz em um espaço de harmonia e serenidade, onde a diversidade é celebrada e o aprendizado ocorre na relação com o outro, reconhecendo-o como companheiro de jornada no planeta.
Particularmente impactantes foram os procedimentos organizacionais apresentados, como a técnica de fichamento, a organização de fichários e a relevância do prefácio, sumário e contracapa para os jovens leitores.
Um capítulo especial é dedicado ao papel da Família Educadora. Maria Montessori convida as famílias a refletirem sobre a qualidade das relações cotidianas, afirmando: “Somos todos educadores”.
Ao longo do texto, líderes da Ciência da Paz, educadores e psicólogos são citados, valorizando suas contribuições, como Gandhi, Piaget, Gardner e as inovações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Fiquei profundamente tocada ao ler esta obra, que não consegui largar até finalizá-la. O trabalho de pesquisa de Talita e Claudia é verdadeiramente admirável.
Devemos prestar homenagem a nossa mestra Talita de Almeida por tornar o conhecimento sobre a Educação Montessori algo acessível e ao alcance de todos os educadores através da sua primorosa obra.
Faço aqui um desafio: Que tal um lançamento do livro em cada região do Brasil em que se tenha uma escola Montessori ou não? Isso poderia ser um passo significativo para valorizar essa filosofia educacional transformadora e inspirar novas gerações.
Dayse Maria C. Canano
Comments